Quem sou eu

Minha foto
Agudo, RS, Brazil
Professor da Universidade Federal de Santa Maria. Campus Cachoeira do Sul. Àrea de Topografia e Geoprocessamento

A riqueza de uma pessoa

"Sorria, admire tudo que estiver a sua volta por que você está vivo e mundo precisa de você."
O profissional geógrafo vem para auxiliar o empresário, agricultor e órgãos públicos a realizar seu trabalho planejadamente e com sucesso dentro das novas exigências de mercado e da legislação.

Pesquisa sobre a aqüicultura em Agudo-RS

http://geografogjschirmer.blogspot.com/2010/05/geografo-gerson-schirmer-aquicultura.htmlO presente trabalho apresenta a caracterização e análise do setor da aqüicultura, no município de Agudo–RS. O objetivo geral deste estudo consistiu em caracterizar a aqüicultura, em especial a piscicultura no município, a partir das contribuições da ciência geográfica. Foram realizadas investigações que abordassem os agentes produtivos, os circuitos econômicos e a questão ambiental, envolvendo o cultivo de peixes. Pode-se perceber que a aqüicultura não é a principal fonte de renda da maioria das propriedades, sendo realizada para aquisição de renda extra, normalmente praticada por fumicultores. Verifica-se que a piscicultura exerce uma função social e econômica para uma parcela da população e apresenta uma grande relação com o meio ambiente e os recursos hídricos, podendo ampliar sua participação no conjunto da produção primária do município.

Durante o transcorrer da pesquisa foi possível ter uma visão das características quantitativas e qualitativas da aqüicultura no município de Agudo. Não foram encontradas propriedades que desenvolvam exclusivamente a aqüicultura e a partir desta atividade gerem a principal fonte de ingressos. Em geral, a produção de peixe está associada ao cultivo do fumo nas propriedades pesquisadas.

Mesmo assim, a atividade de piscicultura está presente no município. Isso ocorre em nível local pela necessidade dos agricultores de diversificar as fontes de renda das propriedades e também a partir de uma tendência mais geral, onde o suprimento da demanda de pescado tem sido atendido pela produção cultivada, uma vez que a pesca extrativa tem demonstrado baixo incremento na ampliação de oferta de pescado nas últimas décadas.

Apesar de ainda pequena, a participação da aqüicultura na renda dos agricultores possui importância, por ser uma atividade na qual complementa a renda, a alimentação e apresenta-se como uma alternativa para os produtores de fumo, podendo ser ampliada no futuro. Nos estabelecimentos comerciais de Agudo é possível perceber um pequeno aumento na oferta de pescado durante o ano, fora da época da Páscoa.

Em termos ambientais, o incremento da produção deve basear-se na valorização das espécies nativas, como jundiá, pacú e outros. Além disso, deve-se investir na conscientização para que haja diminuição da poluição dos ambientes fluviais.

Há uma discussão ampla sobre o cultivo do fumo e em muitas ocasiões é sugerida a mudança para a piscicultura como alternativa às lavouras. Os fumicultores não aderem a essa idéia com tanto entusiasmo e dentre os motivos está a lucratividade gerada com o cultivo do fumo e o papel das fumajeiras na cadeia produtiva, atuando desde o trabalho de extensão à compra da produção. É evidente que estas ações subordinam os produtores aos empreendimentos industriais.

Em uma perspectiva de mudança do padrão produtivo, não adianta apenas sugerir aos agricultores o incremento da produção de peixes, se esta não aponte para superar a condição de dependência aos esquemas de processamento e comercialização do pescado. Como papel dos órgãos públicos se tem algumas iniciativas de incentivo por parte das prefeituras como fornecimento de alevinos e construção de açudes, porém faltam maiores investimentos em qualificação, além de incentivos de crédito e uma perspectiva de arranjo do sistema produtivo gerando a apropriação de renda pelo produtor.

O caso de um produtor de pescado que vende sua produção para o mesmo indivíduo que lhe fornece insumos e assistência técnica, relatado durante o trabalho de campo é ilustrativo desta questão. Ainda que em escala menor, trata-se da mesma relação existente entre as fumajeiras e o produtor de fumo.

Através da pesquisa em geografia esse estudo contribuiu para caracterizar as transformações do espaço geográfico gerados pela aqüicultura. No meio físico com a construção de açudes e o uso da água e no meio econômico e social através das relações comercias existentes entre financiador, produtor e consumidor. Pode-se perceber também que a aqüicultura exerce uma função social para uma parcela da população que usufrui dos recursos naturais, podendo ser incrementada de maneira mais sustentável, trazendo retorno ao município e para as pessoas envolvidas com a atividade, gerando empregos e renda e tornando-se mais valorizada na região.